Taesa tem salto em lucro do 4º tri

Pedro Augusto Flores 16 de Maro, 2023

A transmissora de energia elétrica Taesa (BVMF:TAEE11) teve lucro líquido de 386,7 milhões de reais no quarto trimestre, cifra 266,7% superior à registrada um ano antes, segundo critério regulatório em balanço divulgado na noite de quarta-feira.

O lucro regulatório, que reflete a geração de caixa da companhia, foi puxado principalmente pelo início da operação de vários empreendimentos no ano passado, explicou a Taesa.

Já no critério IFRS, o lucro trimestral caiu 94,6%, a 22,8 milhões de reais, em função do menor IGP-M e IPCA registrados entre os períodos, o que afetou negativamente a receita de correção monetária dos ativos de transmissão, e da redução da margem de implementação de infraestrutura, à medida que projetos em construção entraram em operação.

Ainda no trimestre, o lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) regulatório atingiu 464,7 milhões de reais, alta de 4%, enquanto no critério IFRS o indicador alcançou 219,4 milhões de reais, baixa de 60%.

No acumulado de 2022, a Taesa teve um lucro líquido regulatório de 1,05 bilhão de reais (+102,7%) e um lucro IFRS de 1,45 bilhão de reais (-34,5%).

A transmissora encerrou o ano com uma dívida líquida de 9,1 bilhões de reais, com avalancagem de 3,7 vezes dívida líquida sobre Ebitda, "uma importante melhora quando comparado ao nível de 4,2 vezes reportado doze meses antes", disse a empresa no balanço.


Fonte:

Compartilhe

Facebook
Instagram
Whatsapp
Telegram