A Intelbras (INTB3), empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 46 anos de história, está levando suas soluções sustentáveis off-grid de energia solar para a população da Amazônia Legal, em sua maioria ribeirinhas, indígenas e quilombolas. A ação é realizada pela Energisa, por meio do programa do Governo Federal Mais Luz para a Amazônia, e vai possibilitar que moradores de regiões isoladas tenham acesso à energia elétrica.
Em 2022, um total de 1.368 unidades consumidoras já foram atendidas no estado do Acre, contemplando 10 municípios e beneficiando mais de 30 comunidades. A ação também visa contribuir para a redução da emissão de gases de efeito estufa, com a substituição de pequenos geradores de energia elétrica a diesel ou gasolina, que hoje são a única fonte de energia elétrica de algumas das famílias que vivem nessas regiões, além de incentivar o uso sustentável dos recursos da floresta amazônica.
O projeto executado pela Intelbras é realizado pela Energisa - empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na região - e tem como finalidade melhorar o fornecimento de energia solar à população residente em regiões remotas da Amazônia Legal, que, devido às características geográficas e ambientais, não são atendidas pela rede de distribuição elétrica convencional. Dessa forma, a Intelbras entrega nesses locais equipamentos do sistema off-grid, que, por serem autônomos, não necessitam de suporte da rede elétrica. As instalações são feitas por um parceiro certificado da Intelbras em áreas de difícil acesso, o qual também fica responsável por efetuar a manutenção desses equipamentos pelo período de quatro anos.
— A Intelbras é uma empresa brasileira que há 46 anos tem contribuído para o desenvolvimento socioeconômico do país. Fazer parte do Programa Mais Luz para a Amazônia é um marco em nossa história. Junto com outros parceiros, estamos contribuindo para universalizar um bem essencial”, afirma Márcio Osli, diretor da unidade de energia solar da Intelbras. “Através das nossas soluções tecnológicas de energia solar, facilitamos o dia a dia de todos, levando energia elétrica às comunidades que vivem em regiões isoladas da Amazônia Legal e transformando assim, a vida de milhares de pessoas que até então tinham pouco ou nenhum acesso à luz — finaliza Márcio.
Fonte: Intelbras