As bolsas norte-americanas abriram em um cenário misto, com variações pouco expressivas entre ganhos e perdas, refletindo um ambiente em que os investidores demonstram menor apetite pelo risco. Essa postura ocorre após os três principais Ãndices terem fechado a última sexta-feira com ganhos, impulsionados pelo recuo do Ãndice de despesas de consumo (PCE) em junho, que é o indicador preferido pela Reserva Federal (Fed) para medir a inflação.
Atualmente, o Ãndice de referência S&P 500 registra um aumento de 0,08%, sendo cotado a 4.585,87 pontos, enquanto o industrial Dow Jones apresenta uma leve queda de 0,02%, chegando a 35.452,17 pontos. Por outro lado, o tecnológico Nasdaq Composite está com um acréscimo de 0,15%, situando-se em 14.338,15 pontos.
Nesta semana, os investidores acompanharão atentamente a divulgação dos resultados de grandes empresas, incluindo gigantes como Apple e Amazon, cujos balanços serão apresentados na quinta-feira. Além dessas empresas, também se espera o relatório de resultados trimestrais de outras companhias importantes, como Qualcomm, Paypal e Pfizer.
Além da "earnings season" (temporada de resultados), o mercado estará de olho em dados econômicos, como o número de novos pedidos de desemprego, que será divulgado na sexta-feira, em busca de pistas sobre os próximos passos da polÃtica monetária. Isso ocorre após o aumento da taxa dos fundos federais em 25 pontos-base para um intervalo entre 5,25% e 5,5% pela Reserva Federal norte-americana, que alcançou os valores máximos em 22 anos, na última quarta-feira.
Fonte: Redação