As ações chinesas encerraram o dia em queda nesta terça-feira, revertendo os ganhos anteriores, à espera dos dados da balança comercial, mesmo com as expectativas de um possível afrouxamento da política monetária para impulsionar a lenta recuperação econômica.
O índice CSI300, que engloba as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, registrou uma queda de 0,94%, enquanto o índice de Xangai caiu 1,15%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, recuou 0,05%.
Os investidores estarão atentos aos dados de exportação e importação de maio, que serão divulgados na quarta-feira. De acordo com uma pesquisa da Reuters, as importações devem apresentar contração em maio, enquanto as exportações registraram queda pela primeira vez em três meses.
"Os próximos dados econômicos, incluindo os dados de inflação ao consumidor previstos para sexta-feira, estão sendo observados de perto, pois podem fornecer razões para um maior apoio do banco central", afirmou Khoon Goh, chefe de pesquisa da Ásia no ANZ.
Segundo o China Securities Journal, citando consultores e economistas, é provável que a China reduza ainda mais as taxas de compulsório dos bancos e as taxas de juros no segundo semestre deste ano, com o objetivo de sustentar a economia.
De acordo com a Bloomberg News, as autoridades chinesas solicitaram aos principais bancos do país que reduzissem suas taxas de depósito pela segunda vez em menos de um ano, como parte dos esforços para impulsionar a economia.
Fonte: Redação