O presidente do Federal Reserve se juntou ao coro de funcionários do governo e grande parte do mundo da economia ao longo de 2021 dizendo que a inflação era “transitória” antes de mudar de marcha e admitir o óbvio – que havia perdido o controle dos eventos.
Mas o pivô de fortalecer o mercado de trabalho para combater a inflação parece ter chegado tarde demais, apesar do incomum aumento de 75 pontos base nas taxas de juros que autoridades do Fed aprovaram em junho. Agora, o Fed está tentando recuperar o atraso após o recente relatório de junho sobre os preços ao consumidor e enfrenta a possibilidade de que só será capaz de quebrar a inflação lançando a economia em uma recessão .
“Esse relatório foi chocante”, diz Gene Goldman. diretor de investimentos da Cetera Investment Management, da leitura de junho de que a inflação atingiu uma taxa anual de 9,1%. “A conferência pós-reunião de Powell estava em todo lugar. A conclusão que recebemos é que ele está disposto a colocar a economia em recessão para domar a inflação.”
O crescimento econômico caiu 1,6% no primeiro trimestre e está patinando perto de um número negativo para o segundo trimestre, que deve ser divulgado na quinta-feira. Mas antes disso, o comitê de formulação de política monetária do Fed se reunirá na terça e quarta-feira em meio a expectativas de outro aumento de 75 pontos-base.
A reunião é fundamental, já que a economia está agora mostrando sinais distintos de desaceleração. Os números de habitação da semana passada confirmaram que este setor antes vermelho da economia está agora amolecendo, com novas construções caindo junto com as vendas de casas existentes. Os pedidos de seguro-desemprego estão aumentando, o sentimento do consumidor azedou e os gastos com itens caros diminuíram.
Fonte: USA News