Na noite de quinta-feira, 16, a Petrobras (BVMF:PETR4) anunciou a renovação de sua parceria com o Sintef - Energy Research, o braço voltado à energia da Fundação para Pesquisa Técnica e Industrial, a maior organização de pesquisa independente da Europa, sediada na Noruega. A carta de intenções assinada aponta para o foco no estudo aprofundado da cadeia de valor das tecnologias de captura e uso de carbono (CCUS e CCS).
O presidente da Petrobras expressou otimismo quanto ao encontro, destacando que a reaproximação das partes, que já colaboraram na última década, será realizada em breve. Um grupo de pesquisadores da Petrobras, ISI-Senai e Sintef será formado para participar de projetos em andamento e propor novas iniciativas alinhadas aos interesses da empresa.
O Sintef, que já colabora com grandes empresas do setor, como Equinor e Aker, concentra-se em pesquisas e projetos relacionados à energia eólica offshore, produção de hidrogênio azul e verde, amônia verde, e captura e armazenamento de carbono. No lado da Petrobras, o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento conjunto de estudos com o Sintef.
A Petrobras formalizou seu interesse em integrar o projeto "gigaCCS", liderado pelo Sintef, com foco no desenvolvimento acelerado de tecnologias para captura e sequestro de carbono, visando adicionar valor e reduzir riscos para a indústria e a sociedade.
Além disso, como parte de uma missão a paÃses europeus, o presidente da Petrobras lidera visitas à Dinamarca, Holanda e Noruega. Durante a visita, foram discutidos temas como ambiente regulatório, perspectivas de mercado e reestruturação do setor de energias renováveis na Dinamarca. A missão técnica incluirá visitas a empresas locais parceiras e fornecedoras, sendo acompanhada pelos embaixadores brasileiros nestes paÃses.
Fonte: Redação