O dado mais importante para investir no Ibovespa na semana

Pedro Augusto Flores 13 de Setembro, 2022

O grande assunto dos mercados globais nesta terça-feira, 13, é a divulgação do CPI (Consumer Price Index), indicador de inflação ao consumidor nos Estados Unidos, que será divulgado às 9h30 (horário de Brasília).

O CPI para agosto tem estimativa de queda de 0,1% segundo o consenso Bloomberg, mas os núcleos do indicador devem seguir pressionados. A expectativa aumenta, principalmente, porque a inflação de julho seguiu inalterada – sem novas altas, mas ainda no maior patamar em 40 anos

Caso a escalada de preços continue a dar sinais de arrefecimento, isso poderia indicar uma postura mais branda do Federal Reserve (Fed, banco central americano). Ou seja, os juros poderiam subir menos do que o esperado.

Com essa expectativa no radar, as bolsas americanas encerraram o último pregão em alta, em seu quarto dia consecutivo de ganhos. 

O bom humor permaneceu mesmo com os bancos centrais de todo o mundo cada vez mais contracionistas. Na última semana, o presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, afirmou que será necessário elevar o juro nominal nos Estados Unidos "acima de 4%" no próximo ano e "mantê-lo lá".

No domingo, a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, admitiu que o país enfrenta um risco de recessão à medida que o Fed aumenta os juros para segurar a inflação.


Fonte: Exame

Compartilhe

Facebook
Instagram
Whatsapp
Telegram


Oua "Dado Mercantil".

FECHAMENTO DE MERCADO - 30/09/2022

Jacson Boing 30 de Setembro - 2022

FECHAMENTO DE MERCADO - 29/09/2022

Jacson Boing 29 de Setembro - 2022

Ibovespa opera em queda

Pedro Augusto Flores 29 de Setembro - 2022

Os preços do petróleo

Pedro Augusto Flores 01 de Agosto - 2022