Os mercados de ações da China e de Hong Kong encerraram esta terça-feira com um leve ganho, com os investidores adotando uma postura cautelosa antes dos dados da indústria chinesa em maio.
O índice CSI300, que agrupa as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, teve um aumento de 0,1%, enquanto o índice de Xangai registrou um avanço de 0,09%. Já o índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,24%.
Uma pesquisa da Reuters divulgada na segunda-feira indica que a atividade industrial da China provavelmente sofreu uma contração ainda maior em maio, aumentando as pressões sobre a segunda maior economia do mundo em meio a uma recuperação econômica desigual provocada pela pandemia de Covid-19. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) oficial da indústria será divulgado na quarta-feira.
"O sentimento em relação à China continua pessimista antes dos dados do PMI da indústria de maio", afirmaram analistas do UBS em uma nota.
Enquanto isso, as tensões entre as duas maiores economias do mundo continuam. A China recusou um pedido dos Estados Unidos para uma reunião entre seus líderes de defesa durante um fórum anual de segurança em Cingapura neste fim de semana, conforme relatado pela mídia na segunda-feira, em mais um sinal de tensão entre as potências.
Fonte: Redação