As ações da Via e do Magazine Luiza (BVMF:MGLU3) desabavam na bolsa paulista nesta sexta-feira, acompanhadas dos papéis da Arezzo, tendo como pano de fundo os resultados das três companhias no último trimestre de 2022, com alguma notÃcias especÃficas à s empresas também repercutindo.
No caso da Via, que recuava 9,79%, a 1,75 reais, o balanço mostrou prejuÃzo lÃquido de 163 milhões de reais, pressionado pelo resultado financeiro, enquanto a receita bruta subiu 9%.
A dona das marcas Ponto e Casas Bahia também informou a renúncia de Helisson Brigido Andrade Lemos, vice-presidente de Inovação Digital da companhia, que continuará apoiando a empresa como consultor nos processos de inovação.
Analistas da XP Investimentos (BVMF:XPBR31) avaliaram que a Via apresentou resultados mais fracos do que o esperado, com a receita voltando a crescer e sólida geração de caixa, mas margem Ebitda ajustada pressionada. Também consideraram negativa a saÃda de Lemos, "executivo chave para o desenvolvimento do marketplace da Via".
Magalu caÃa 6,78%, a 3,16 reais, na esteira de prejuÃzo de 35,9 milhões de reais nos três últimos meses do ano passado, embora alta na receita total e avanço na margem Ebitda.
Em comunicado separado, porém, a varejista afirmou que seu comitê de conduta e ética "tomou conhecimento de uma denúncia anônima" que cita irregularidades envolvendo operações de bonificação relativas a compras de fornecedores e distribuidores e que iniciou a apuração dos fatos.
Para analistas do Itaú BBA, o Magalu divulgou números positivos para o quarto trimestre, destacando dados sólidos de vendas e a expansão da margem Ebitda.
"Apesar dos resultados positivos, o Magalu também anunciou uma denúncia anônima destacando irregularidades nas operações dos fornecedores ontem à noite, e tememos que os investidores possam se concentrar nessas notÃcias negativas, criando alguns ventos contrários para as ações hoje."
Arezzo perdia 11,63%, a 68,66 reais, uma vez que teve queda de 7,1% no lucro lÃquido ajustado no quarto trimestre de 2022, pressionado por resultado financeiro e alta nas despesas, com declÃnio também na margem Ebitda ajustada.
"As expectativas para a Arezzo&Co (BVMF:ARZZ3) são legitimamente altas, dados muitos trimestres consecutivos de desempenho estelar", afirmaram analistas do Bradesco BBI.
"Dessa forma, a combinação de margem suave e lucro lÃquido em queda no quarto trimestre de 2022 pode pesar mais na percepção dos investidores do que o crescimento robusto contÃnuo e a execução hábil contÃnua", afirmaram em relatório enviado a clientes.
No radar, também estavam dados de inflação no Brasil mostrando que o IPCA acelerou a alta a 0,84% em fevereiro, ligeiramente acima das expectativas de analistas compiladas em pesquisa da Reuters (+0,80%), dificultando o caminho do Banco Central para uma flexibilização monetária no paÃs.
Fonte: Reuters