+55 48 996853670

Ibovespa opera em alta, perto dos 117 mil pontos

Pedro Augusto Flores 05 de Outubro, 2022

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, opera em alta nesta quarta-feira (05), após testar máximas desde abril, chegando a superar 118 mil pontos na véspera, tendo de pano de fundo também nesta sessão um cenário externo menos favorável a risco.

Por volta das 11h49, o Ibovespa avançava 0,45%, aos 116.750 pontos. Já o dólar avançava 1,44%, negociado a R$ 5,2420.

Eleições
No Brasil, as campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) seguem se movimentando em busca de apoios depois de um primeiro turno eleitoral muito mais apertado do que o esperado.

Os mercados tiveram reação inicial muito positiva ao resultado do pleito de domingo, principalmente após a eleição de um Congresso mais à direita.

A primeira pesquisa sobre a rodada decisiva da eleição presidencial será divulgada pelo Ipec nesta quarta-feira e deve fornecer as primeiras pistas sobre a votação, marcada para o dia 30 deste mês.

Economia dos EUA
Nesta quarta-feira investidores buscam segurança depois que um alívio nos temores de aumento de juros por parte dos principais bancos centrais do mundo provou ser de curta duração, enquanto, na cena local, o noticiário eleitoral continuava no radar.

O início da semana foi marcado por apetite por risco no mundo inteiro, depois que dados norte-americanos de emprego e indústria sugeriram que a economia dos Estados Unidos estaria perdendo fôlego. Isso levantou esperanças de que o Federal Reserve poderia moderar seu ritmo de aperto monetário de forma a poupar o crescimento, expectativa que foi alimentada na véspera pela decisão do banco central da Austrália de subir sua taxa de juros em dose menor do que o esperado.

“A impressão de um pretenso topo dos juros americanos criou até ontem a falsa sensação de que o caminho para um maior apetite de prêmio de maior risco estava aberto, o que não se alinha com a realidade dos indicadores econômicos”, avaliou em nota Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset.

“O problema é que, assim como na Europa, a inflação nos EUA continua presente, especialmente nos núcleos e sem sinais claros de alívio, portanto há pouco que Fed possa fazer, a não ser persistir com a normalização dos juros.”

Colaborando para a perspectiva de resiliência do mercado de trabalho e, consequentemente, da inflação, dados desta quarta-feira mostraram que foram criados mais postos de trabalho do que o esperado no setor privado dos EUA no mês passado.

Bolsas Mundiais

​​​​​​​

Wall Street
Wall Street abriu em baixa nesta quarta-feira, devido à fraqueza nas ações de crescimento e tecnologia de megacapitalização conforme os rendimentos dos Treasuries subiam, estimulados por dados que mostraram uma demanda resiliente por mão de obra nos Estados Unidos, apesar dos aumentos da taxa de juros.

O Dow Jones caía 0,78% na abertura, para 30.078,36 pontos.

O S&P 500 tinha baixa de 0,99%, para 3.753,25 pontos​, enquanto o Nasdaq Composite caía 1,38%, para 11.022,672 pontos.

Ásia e Pacífico
As ações asiáticas subiram nesta quarta-feira com os investidores mais esperançosos de que os futuros aumentos das taxas de juros globais podem ser menos agressivos em meio a sinais iniciais de que o aperto da política monetária está trabalhando para amenizar as pressões sobre os preços em algumas das principais economias mundiais.

Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,48%, a 27.120 pontos.
Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 5,90%, a 18.087 pontos.
Em XANGAI, o índice SSEC permaneceu fechado.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, não teve operações.
Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,26%, a 2.215 pontos.
Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,66%, a 13.801 pontos.
Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,46%, a 3.153 pontos.
Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 1,74%, a 6.815 pontos.


Fonte: InvestNews

Compartilhe

Instagram
Whatsapp
Telegram
Facebook