O Ibovespa afastava-se das mÃnimas desta sexta-feira, em meio à recuperação de Petrobras e da Vale, que ajudavam a atenuar a pressão vinda do ambiente desfavorável a risco no exterior, após dados fortes do mercado de trabalho dos Estados Unidos.
Às 11:24, o Ibovespa subia 0,12%, a 110.272,01 pontos, após atingir 109.188,67 pontos na mÃnima. Na máxima até o momento, chegou a 110.404,86 pontos. O volume financeiro nesta sexta-feira somava 5 bilhões.
O Departamento do Trabalho dos EUA divulgou a abertura de 517.000 vagas fora do setor agrÃcola em janeiro, acima das previsões, enquanto o dado de dezembro foi revisto para cima. A média de ganhos salariais por hora, por sua vez, desacelerou.
"O dado forte reacende a perspectiva de que há muito trabalho ainda a ser feito em termos de controlar o nÃvel de atividade da economia e, consequentemente, manter taxas de juros elevadas por um prazo maior do que o que vem sendo colocado na curva", avaliou William Casto Alves, estrategista-chefe da Avenue Securities
Em Wall Street, os principais Ãndices acionários abriram em forte queda, com resultados de empresas de tecnologia como Amazon (NASDAQ:AMZN), Apple (NASDAQ:AAPL) e Alphabet (NASDAQ:GOOGL) também ocupando as atenções
Declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também repercutem, entre elas a de que pode buscar rever a autonomia do Banco Central quando terminar o mandato do atual presidente da instituição, além de novas crÃticas à taxa de juros.
"É mais do mesmo ruÃdo, mas mercado deve entender mal hoje", observou a Tullett Prebon Brasil em relatório a clientes nesta sexta-feira. "Parece que Lula está 'plantando a semente' para uma mudança na configuração do Copom."
Até o momento, o Ibovespa acumula queda semanal de 1,82%, a primeira após três semanas com sinal positivo.
Fonte: Investing.com