O tom positivo prevalecia na bolsa paulista nesta terça-feira, referendado pelo cenário externo benigno, enquanto agentes financeiros acompanham o andamento no Congresso da PEC da Transição, que abre uma exceção à regra do teto de gastos por quatro anos para custear o Bolsa FamÃlia.
Também permanece o clima de expectativa em relação ao anúncio do ministro da Fazenda do novo governo, com a aposta de que o ex-ministro Fernando Haddad deve comandar a pasta ganhando mais força a cada dia no mercado. Ele irá acompanhar as reuniões do grupo de transição na área de Economia.
Às 10:58, o Ibovespa subia 0,84%, a 109.694,48 pontos. O volume financeiro somava 3,6 bilhões de reais.
De acordo com a equipe da Tullet Prebon Brasil, parece praticamente certo que Haddad será o ministro, enquanto, no caso da PEC, a aposta do mercado é que o Congresso irá enxugar bastante a proposta. "É isso que é importante observar agora", afirmou em comentário enviado a clientes.
No exterior, trazia algum alento a expectativa de que os recentes protestos na China possam levar a uma flexibilização mais rápida das rÃgidas restrições contra a Covid-19 no paÃs.
A China emitiu um aviso para aumentar a vacinação contra a Covid-19 para os idosos, enquanto um funcionário sênior da área de saúde disse que as queixas públicas sobre as limitações relacionadas à pandemia no paÃs derivam da implementação excessivamente zelosa, e não das medidas em si.
Fonte: Reuters