O fundador da plataforma de empréstimo de criptomoedas Celsius Network, Alexander Mashinsky, foi libertado na quinta-feira após pagar uma fiança de 40 milhões de dólares (35,9 milhões de euros). Ele se declarou inocente das acusações de fraude que enfrenta.
Mashinsky, de 57 anos, foi acusado pelo tribunal federal de Manhattan de manipular ilegalmente os preços do token criptográfico proprietário da Celsius, ao mesmo tempo em que secretamente vendia seus próprios tokens a preços inflacionados.
De acordo com a acusação, entre 2018 e 2022, Mashinsky apresentou a Celsius aos clientes como um banco moderno onde poderiam depositar criptoativos com segurança e obter juros. No entanto, ele operava a Celsius como um fundo de investimento arriscado, enganando os clientes ao receber dinheiro sob pretextos falsos e expondo-os a um negócio de alto risco.
A acusação afirmou que Mashinsky promoveu a Celsius por meio de entrevistas na imprensa, sua conta no Twitter, o site da Celsius e uma sessão semanal chamada "Pergunte a Mashinsky Qualquer Coisa", publicada no site da Celsius e em um canal no YouTube.
Funcionários da Celsius que notaram as declarações falsas e enganosas nas sessões de perguntas alertaram Mashinsky, mas suas preocupações foram ignoradas, de acordo com a acusação. O retrato falso de Mashinsky da Celsius como uma instituição segura levou os clientes a aumentarem significativamente sua participação.
Fonte: Redação