+55 48 996853670

Fitch rebaixa rating dos Estados Unidos para 'AA+' devido a preocupações com a gestão orçamental

Redação 02 de Agosto, 2023

Nesta terça-feira, a agência de notação financeira Fitch rebaixou o "rating" dos Estados Unidos de "AAA" (nível máximo) para "AA+". A decisão foi motivada pela perspectiva de uma deterioração orçamental nos próximos três anos, um crescente endividamento público e uma erosão da governança em comparação com seus pares classificados com "AAA" ou "AA" nas últimas duas décadas. A Fitch também ressaltou a falta de um quadro orçamental de médio prazo e um processo orçamental complexo do governo federal.

A persistente tendência de impasses e soluções emergenciais tem minado a confiança na gestão orçamental do país. Além disso, choques econômicos, reduções de impostos e despesas adicionais têm contribuído para sucessivos aumentos da dívida nos últimos anos. A agência alertou ainda que o envelhecimento da população está criando desafios de médio prazo, como o aumento dos gastos em Segurança Social e Medicare.

De acordo com a Fitch, o défice orçamental deverá atingir 6,3% do PIB este ano, muito acima dos 3,7% de 2022. Para 2024, a previsão é de um défice de 6,6%, subindo para 6,9% em 2025. Quanto à dívida, estima-se que alcance 112,9% do PIB este ano e aumente para 118,4% em 2025. Esses números são mais de duas vezes e meia superiores à mediana dos países classificados com "AAA" (39,3%) e "AA" (44,7%).


Fonte: Redação

Compartilhe

Instagram
Whatsapp
Telegram
Facebook