+55 48 996853670

EDP adquire 91,20% do capital da EDP Brasil em oferta pública de aquisição

Redação 19 de Julho, 2023

A EDP anunciou que já detém 91,20% do capital da EDP Brasil, de acordo com um comunicado enviado pela empresa brasileira ao regulador do mercado de capitais do país. Essa aquisição foi realizada no âmbito da oferta pública de aquisição (OPA), após um leilão realizado em 11 de julho.

No final do leilão, a EDP obteve 87,91% do capital da subsidiária brasileira e posteriormente adquiriu mais 9,58% do capital, alcançando 88% do total. Com isso, a empresa-mãe, liderada por Miguel Stilwell de Andrade, cumpriu os requisitos da legislação brasileira, garantindo que mais de dois terços dos investidores minoritários vendessem suas ações. Em decorrência disso, a EDP Brasil passará por uma conversão de registro, tornando-se um emissor de categoria B, e estará habilitada apenas a emitir dívida. Posteriormente, a empresa brasileira deixará de estar cotada em bolsa.

As aquisições foram realizadas em cumprimento da obrigação do ofertante de permitir que aqueles que não venderam no leilão da oferta ainda o possam fazer até 11 de outubro, sem serem penalizados, recebendo o mesmo pagamento que os outros acionistas que venderam seus títulos em leilão - ou seja, 23,73 reais por ação (4,39 euros, conforme a taxa de câmbio atual).

Após esse prazo, a legislação brasileira estabelece um mecanismo de "resgate compulsório", semelhante à aquisição potestativa em Portugal. Quando a EDP alcançar 95% do capital social da EDP Brasil, as ações restantes poderão ser compradas pelo preço estipulado, mais a compensação, de acordo com os critérios definidos no prospeto. Para isso, será convocada uma assembleia geral extraordinária de acionistas para aprovar essa medida.


Fonte: Redação

Compartilhe

Instagram
Whatsapp
Telegram
Facebook