O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu seu aval sem restrições à compra, pela Cargill, de três unidades de esmagamento de soja da Granol, conforme anunciado em um despacho publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira.
A transação também inclui usinas de biodiesel localizadas em complexos industriais em Anápolis (GO), Porto Nacional (TO) e Cachoeira do Sul (RS), bem como um terminal de transbordo de soja em Marianópolis (TO) e três armazéns.
Com essa aquisição, relatada pela Reuters no meio de agosto, a Cargill fortalece sua presença na indústria de soja brasileira, elevando seu total para nove unidades de esmagamento no paÃs, empatando com a Bunge (NYSE: BG), de acordo com informações da associação da indústria Abiove.
Essa movimentação da Cargill sinaliza uma possÃvel consolidação na indústria local de esmagamento de soja, aproveitando os preços acessÃveis da soja após uma safra abundante no Brasil, o maior produtor e exportador global desse grão oleaginoso.
A Cargill não emitiu comentários imediatos quando contatada, e os detalhes financeiros do negócio não foram divulgados.
É importante notar que a Granol continuará operando duas plantas de processamento de soja no Estado de São Paulo, onde produzirá óleo e farelo de soja.
Fonte: Redação