As bolsas norte-americanas encerraram em alta, impulsionadas por diversos fatores positivos. O principal deles foi o arrefecimento do indicador preferido da Fed para medir a inflação em junho, trazendo otimismo aos investidores. Além disso, o sinal do Banco do Japão sobre a possibilidade de aumento dos juros diretores também teve impacto nos mercados, embora os novos dados econômicos dos Estados Unidos tenham sido o fator predominante.
Contribuindo para o ânimo dos investidores, a Casa Branca revisou o défice orçamental dos EUA para 2023 em baixa, estimando-o em 1,54 biliões de dólares, uma redução de 26 mil milhões de dólares em relação às projeções anteriores de março.
O Dow Jones fechou com ganhos de 0,50%, alcançando 35.459,29 pontos, enquanto o Standard & Poor's 500 avançou 0,99% para 4.582,23 pontos. Já o tecnológico Nasdaq Composite valorizou 1,90%, atingindo 14.316,66 pontos.
Embora o Banco do Japão tenha sinalizado um possÃvel aumento dos juros diretores, os dados econômicos nos EUA tiveram maior influência no sentimento dos investidores. O Ãndice de despesas de consumo (PCE) nos EUA subiu em junho em seu ritmo mais lento em mais de dois anos, o que pode levar a Reserva Federal a reconsiderar seu ciclo de subida dos juros diretores.
Um dos destaques da sessão foi a Tupperware, que obteve ganhos significativos, indicando uma possÃvel volta da euforia com as "meme stocks". As ações da Tupperware subiram 3,70%, totalizando um ganho de mais de 140% na semana e quase 300% no último mês, de acordo com a CNN Business.
Fonte: Redação