As bolsas asiáticas encerraram o pregão desta sexta-feira, 23, com quedas expressivas, após diversos bancos centrais elevarem as taxas de juros na tentativa de combater a alta inflacionária.
Liderando as perdas na Ásia, o Hang Seng registrou uma queda de 1,71% em Hong Kong, chegando a 18.889,97 pontos ao retornar de um feriado. Os mercados da China e de Taiwan, por sua vez, não operaram pelo segundo dia consecutivo devido a feriados.
Em outras partes da região, o Nikkei, em Tóquio, teve uma queda de 1,45%, fechando a 32.781,54 pontos, em meio a preocupações com a perspectiva econômica do Japão após a divulgação de índices de gerentes de compras (PMIs) fracos no país. Enquanto isso, o sul-coreano Kospi recuou 0,91% em Seul, atingindo 2.570,10 pontos.
Na quinta-feira, o Banco da Inglaterra (BoE) surpreendeu os analistas ao elevar sua taxa de juros básica em 50 pontos-base, em resposta à inflação persistente no Reino Unido. Os bancos centrais da Suíça, Noruega e Turquia também anunciaram aumentos nas taxas de juros, em meio a pressões inflacionárias.
Ainda nesta semana, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, reiterou em depoimentos no Congresso americano que o Fed pretende retomar o aumento das taxas de juros antes do final do ano, após a pausa neste mês.
Na Oceania, a bolsa australiana também encerrou em queda. O S&P/ASX 200 caiu 1,34% em Sydney, atingindo 7.099,20 pontos.
Fonte: Redação