A geradora de energia renovável AES Brasil (BVMF:AESB3) divulgou na noite de quinta-feira um lucro lÃquido de 35,9 milhões de reais no segundo trimestre, um aumento expressivo de 286,1% em relação ao mesmo perÃodo do ano anterior.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da empresa atingiu 347,5 milhões de reais no trimestre, representando um crescimento significativo de 45,2% em comparação ao ano anterior.
Esses resultados foram impulsionados principalmente pela entrada em operação de novas usinas eólicas que fazem parte de dois grandes projetos em construção pela empresa, além do melhor desempenho dos ventos e dos aerogeradores durante o perÃodo.
Além disso, as operações de ativos hÃdricos também contribuÃram para os resultados positivos, beneficiadas por um aumento no preço médio de venda da energia gerada pelos empreendimentos e uma redução no preço médio de compra.
No entanto, é importante notar que a AES Brasil encerrou o segundo trimestre com uma dÃvida lÃquida consolidada de 7,9 bilhões de reais, o que representa um aumento de 72,5% em relação ao mesmo perÃodo do ano anterior. O Ãndice de alavancagem, medido pela relação entre dÃvida lÃquida e Ebitda ajustado, ficou em 3,28 vezes.
Apesar do aumento na dÃvida, os resultados sólidos demonstram a capacidade da AES Brasil em aproveitar as oportunidades no setor de energia renovável e indicam um cenário positivo para a empresa no mercado de geração de energia limpa.
Fonte: Investing