Os principais índices de Nova York abriram em baixa pelo quarto dia consecutivo nesta quinta-feira, à medida que os investidores avaliam as declarações de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), que destacou na quarta-feira a necessidade de aumentar as taxas de juros para combater a inflação.
O índice de referência S&P 500 recua 0,15%, para 4.358,94 pontos, o Dow Jones Industrial cede 0,1%, para 33.918,89 pontos, e o Nasdaq Composite, de tecnologia, apresenta leve alta de 0,05%, chegando a 13.508,28 pontos.
Os investidores também estão analisando os dados sobre os pedidos de subsídio de desemprego, que se mostraram mais altos do que o esperado. De acordo com o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, o número de pedidos ficou em 264.000 na semana encerrada em 17 de junho. Economistas consultados pela Dow Jones esperavam um total de 256.000.
A decisão de aumento das taxas de juros pelo Banco da Inglaterra, pelo Banco Central da Suíça, pelo Banco Central da Turquia e pelo Banco Central da Noruega também pode estar levando os investidores a reconsiderar o ciclo de aperto da política monetária pelo Fed.
"Powell afirmou que a redução da inflação ainda tem um longo caminho a percorrer e que a Fed pode não parar até o outono", disse Ed Moya, analista da Oanda, à CNBC.
"Se outros bancos centrais parecerem estar caminhando para mais aumentos nas taxas de juros, isso pode facilitar para a Fed manter uma postura mais 'hawkish'", completou ele.
Fonte: Redação